quarta-feira, 2 de abril de 2014

50 anos... e daí?!

Castelo Branco sempre teve esta cara
de quem apanhava da gurizada
no colégio
Todo este alarde sobre o golpe militar completar 50 anos... sabe como é... discussão de retrofuturismo não é comigo. Aquele papo de "como seria o país sem os 21 anos de militares no poder" é perda de tempo. Não tem como saber se seria algo melhor ou pior. E até mesmo não creio que o Brasil fosse se tornar um país comunista caso o golpe não ocorresse. Tu conhece a pátria que vive né? Pois é... no primeiro final de semana de sol já não ia mais ter comunismo no Brasil.

Mas isto não interessa, o que deve ser pensado é que tudo só aconteceu naquele 1º de abril devido ao apoio irrestrito dos Estados Unidos, que chegaram ao  ponto de colocar encouraçados no litoral carioca caso Jango não cedesse. Ou seja, apesar do apoio e da vontade da elite brasileira, inclusive de grupos estudantis (que tinham medo de não ter mais nescauzinho no mercado), para que os militares assumissem o poder no Brasil, a coisa não teria ido para frente se não fosse o apoio do Kennedy e os milhões que os americanos do norte despejaram nesta nem tão simpática república das bananas.

Sendo assim, o golpe não teve nada de brilho nacional, foi apenas uma incursão de quem manda no mundo sobre quem obedece. Os Estados Unidos sempre fizeram isto e sempre vão fazer. A vida é assim mesmo, quem tem mais poder manda e comanda o mundo.

Resumindo, falar sobre o que aconteceu não me importa, pois, como disse no começo, é exercício de adivinhação e achismo sobre os "talvez" da história. O que eu penso é... isso aqui (país) só é do jeito que é, porque os americanos quiseram que fosse assim. 

Pois então... nem para decidir a sua ditadura o brasileiro tem personalidade e altivez.