quinta-feira, 7 de outubro de 2010

saudosos filmes sobre a guerra fria

tirando Rainbow Six
todos os outros já viraram filmes

Como é bom ver filme de espionagem sobre a guerra fria, não perco nenhum quando passa na TV e sempre me divirto muito com esse maniqueísmo. É uma pena não ter mais essa dicotomia. Isso era tão bom que quando tu eras criança podias brincar de comunista contra capitalista. Eu sempre escolhia ser comunista, não por afinidade política - eu tinha dez ano pô! - mas por achar a bandeira da União Soviética muito fodástica, coisa que ainda acho.
Outra coisa que ficou mais chata é que filme de espionagem contra paquistanes não tem o mesmo estilo e pompa de um filme de espionagem em Moscou.
Por essas e outras que me amarro nos novelões de espionagem tecnothriller do Tom Clancy, que já não envolvem mais só a questão EUA x Rússia (por motivos óbvios) e levam a personagem Jack Ryan, um espião da CIA (óbvio!) que tem sempre a missão de salvar o mundo (ou seja, nós) do inimigo em potencial (saem os soviéticos e entra qualquer nação árabe... que chato).
Já li e recomendo "Caçada ao Outubro Vermelho", "Jogos Patrióticos", "Perigo Real e Imediato", "A Soma de Todos os Medos" e "Rainbow Six" (que virou game). Este último é só para fãs, pois é o mais fraco e a parece coisa de de desenho do G.I. Joe.