quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

jack reacher é o tipo de filme para ver e curtir (não pense, esqueça de tudo e apenas curta um roteiro legal)

Como gosto de assistir filmes de ação com histórias simples mas de roteiros muito bem escritos, sem tramas que se perdem em divagações pseudo-psicológicas ou filosofias baratas de cineastas e cinéfilos cultuadores do cinema "sério" (sendo que não tenho a mínima ideia do que isso possa significar.

E no caso de "Jack Reacher - O Último Tiro" que vi hoje, me diverti justamente por saborear aquele tipo de filme feito pra entreter com uma história fundamentada no personagem do herói perfeito, que dificilmente erra e que está pronto para encarar todos os desafios passando por cima da lei quando está atrapalha sua meta de justiça.

Jack Reacher é personagem de mais de dez livros do escritor Lee Child e assim como Jack Ryan (outro personagem que eu gosto muito) do escritor Tom Clancy são heróis extremamente patrióticos que acreditam em seu país mas não no seu governo. Acredito que seja isto que me atrai nestes heróis, tanto nos livros e em suas adaptações para o cinema não está em jogo a ideologia deles, isto é apenas uma parte do que eles são, o bom nestas personas é que elas apenas fazem o que tem de fazer, assim o livro, filme, não se perde em explicações ou em dúvidas morais.

Pois bem, quanto ao filme: olha, vazia muito tempo que eu não via um filme com o Tom Cruise que eu gostasse tanto, eu já achava que ele estava entrado naquele patamar de estrela decadente que fica fazendo filme todo ano sem acertar nenhum. Bem, se ele estava neste caminho, pode ter certeza que com este filme saiu desta curva descendente. Tom Cruise é a cara do Jack Reacher agora, e mesmo que nos livros o personagem seja loiro e tenha quase dois metros, isto logo é deixado pra trás no momento que ele age como um ex-soldado frio e hábil no que faz.

Espero que esta franquia dê muito certo, que Tom Cruise continue neste papel por muitos filmes e que não façam como nos filmes do Jack Ryan, que já foi interpretado por três atores diferentes, pela ordem dos filmes feitos, Alec Baldwin (Caçada ao Outubro Vermelho), Harrison Ford (Jogos Patrióticos e Perigo Real e Imediato), Ben Affleck (A Soma de Todos Os Medos) e Chris Pine (o reboot que está em produção Jack Ryan).

Bem, com tudo o que eu falei, vocês poderiam me fazer o favor e me dar todos os Livros do Jack Reacher e com o Jack Ryan.
E logo de preferência!