sexta-feira, 7 de julho de 2017

esta é a minha forma pop - já que não faço da intelectualidade da esquerda - de falar sobre como o PT é um partido liberal

só deixando claro: fui contra o impeachment da presidente Dilma (assim como já tinha sido contra o impeachment do presidente Collor)

O fanatismo político é tão ruim, ou pior, quanto o fanático por futebol. E falo comentando sobre a questão partidária que simplesmente divide o Brasil nos últimos anos. E quando digo divide, estou comentando sobre a forma imbecil de divisão por bandeiras partidárias.

E apesar de todos os partidários de legendas serem assim, tendenciosos anti-democráticos (sim, anti-democráticos, afinal apenas o partido deles está correto sempre), vou tratar sobre o fanatismo dos militantes do PT.

E tenho certeza que muita gente vai me xingar por eu falar sobre o idolatrado Lula.

Pois bem, o PT, a partir do começo dos anos 2000 mudou o perfil com o objetivo de vencer as principais eleições do país e chegar ao cume do Olimpo brasileiro, o Palácio do Planalto. E nessa mudança de linha ideológica, mostrou o comportamento que afastou muito de seus idealizadores e apoiadores.

O Partido dos Trabalhadores mudou a linha e, vou falar de forma divertida, se vendeu - ou pelo menos mostrou sua real face - para vencer.

Lula simplesmente usou um outro discurso para vender o mesmo projeto neo-liberal que o FHC já fazia há tempos. O que vimos nos governos do PT foi a criação de uma bolsa de assistencialismo que ajudou milhões de pessoas que não tinham o que comer. Beleza, isto é ponto pra ele, concordo e acredito que todo mundo concorda que proteger quem não tem nada é o foco de qualquer governante.

O problema é que a coisa parou por aí e o que vimos não foi o enfoque em uma produção buscando o desenvolvimento social. Muito pelo contrário, o que se viu foi uma enfase ao consumo. 

"Você vai continuar não tendo nada, mas pelo menos vai poder consumir, pagando em mil parcelas absurdas o que você não precisa"

Então não se criou nada, apenas se facilitou para quem não podia ter um carro... comprar um carro (o carro é apenas um exemplo. Pode ser outro produto que não seja de necessidade básica).

Ao usar o Keynisianismo como modelo econômico o PT demonstrou que não podia nunca ter assumido o poder no Brasil. Criar empregos através da ação única do Estado e com isso, ainda por cima, usar eventos midiáticos como a Olimpíada e a Copa do Mundo para gerar postos de trabalho são um sistema que podemos chamar de placebo.

Empregos são gerados, os eventos são feitos, mas tudo acaba tão rápido como começou e nenhum resultado é visto. E claro, nem estou falando sobre o círculo sem fim de corrupção, propinas e favores feitos antes, durante e depois destes espetáculos.

Não vamos esquecer ainda que muito das obras permanentes que ficariam pós Copa e Olimpíada nunca foram terminadas, ou nem começadas foram.

Enquanto esta festa acontecia o partido que dizia ser dos trabalhadores, favorecia cada vez mais os empresários envolvidos em corrupção, ajudava os bancos e afundava o sistema de saúde e  a educação. 

Só pra lembrar: 
Lula tirou Olívio Dutra do ministério das cidades e deu o controle para o PP;
Lula tinha como grande aliado o Geddel (e não, ele não era bonzinho nessa época, ele era o mesmo filha-da-puta de hoje, só que tava do lado do PT) ;
a lambança de entregar os hospitais universitários para o controle terceirizado começou com o PT;
Dilma tinha um governo com propostas iguais as do Aécio.

Ou seja, os governos Lula/Dilma não eram e nunca foram de esquerda.

Neste ponto vemos o quanto a dita direita classe média é muito burra no Brasil, pois este pessoal continua chamando petista de comunista. O que imagino, deve dar uma tristeza para os comunistas.
Obs: quando falo em comunista não tô me referindo aos políticos do PC do B, tipo Aldo Rebelo, que são uma vergonha também.

Mas o discurso continua e muita bandeira ainda é agitada com o discurso de que nunca tanta coisa foi feita pelo Brasil. 

E o Lula vai se proteger, vai ajudar o Temer, os dois vão se aliar contra o Aécio (e o PSDB, que é um partido deprimente como o PT e o PMDB) vão dar a volta por cima e todos ficarão abraçados enquanto você, com seu discurso ultrapassado de "sou socialista-petista-de esquerda" acredita que o PT realmente vai fazer algo melhor pelo país.

Mas é isto e fico com pena de uma sujeito como o Olívio Dutra - um homem honesto e que foi escanteado.