segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

cidades

Inspirado em dois textos que li nos blogs da Ana B.,que fala sobre o lado bom de Porto Alegre (http://cemmeiaspalavras.blogspot.com), e outro do Adriano B. que mostra algumas coisas tristes sobre a cidade que ele gosta (http://odiaasemanaomes.blogspot.com), - um aparte, os nomes Ana B. e Adriano B. apesar de parecem códigos de espiões de filme B, não foram inventados por mim... hehehe... não é não, sério, olha lá nos blogs deles que vale a pena.
Continuando... vou mudar de assunto e não vou falar da hanky panky agora e vou falar do que sinto sobre algumas, ou por todas as cidades.
Senti a mesma coisa que o Adriano deve estar sentindo, mesmo eu não morando em PoA, pois eu sinto o mesmo ao morar em uma cidade do interior. Como é triste ver coisas que eram belas irem se transformando ou melhor se deteriorando, por culpa dos governos municipais, mas não só por culpa deles, pois a população tem uma grande parcela nessa culpa.
Sou de natural de Santa Maria, cidade que nutro um profundo sentimento saudosista, comum isso, já que não estou morando mais lá. Mas depois de morar em Caxias do Sul e atualmente residir em Pelotas, vejo que não existe uma cidade que me agrade. Não importa qual, esses municípios sempre acabam me deixando deveras frustrado, alguns mais, outros menos.
Claro que sempre vou reclamar das coisas que não gosto em qualquer um desses lugares, mas sei que isso não vai melhorar, ou alguém acredita que Pelotas vai mudar, ou que Caxias vai deixar de ser o centro mundial da gringolândia metida, ou que Santa Maria vai ser sempre essa cidade meia boca.
Mas por um lado, cada uma tem seus detalhes interessantes, mesmo que poucos, e no caso de Pelotas... raros! Cada vez mais eu vejo que a coisa vai se restringindo e daqui a pouco vamos curtir só o nosso bairro, a nossa rua, a nossa quadra... até o dia em que vamos gostar só de ficar em casa.