terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Uma cidade que acredita que é melhor do que é.


Pelotas é uma cidade muito interessante. É uma cidade bonita, mas a sua população transforma qualquer coisa da cidade em algo magnífico. A praça Coronel Pedro Osório, por exemplo, que em qualquer outra cidade do RS seria considerada uma praça "bonitinha" (e nada mais do que isso), em Pelotas ela é considerada um "jardim botânico em pleno centro urbano" (palavras de um intelectual da cidade - e nem botei aspas na palavra intelectual pois a ironia é evidente). Para o pelotense, os restaurantes daqui são os melhores, a praia do laranjal é um paraíso, os times daqui são grandes potências futebolísticas, etc.
Fazem um alarde sobre a cultura no município, mas ao mesmo tempo, quem realmente se preocupa com a cultura na cidade e faz alguma coisa nesse sentido, não tem o mínimo apoio (aqui não tem nenhuma lei de apoio à cultura!!!), ou seja, todo o trabalho que é feito tem um resultado muito menor. Mas vocês não imaginam o quanto "douram a pílula". Quem é de fora, jura que a produção cultural pelotense tem um destaque nacional enorme. Tsc, tsc, tsc.
Mas também vou ser justo, tem muita gente que merece crédito pelo que tenta fazer, gente boa que faz filmes, teatro, artes plásticas... música eu já não vou falar agora, pois prefiro comentar sobre isso em outro texto.
E o melhor de tudo é que 99% da população acha que Pelotas sempre sofre injustiças. Claro! O Brasil inteiro está contra a cidade de Pelotas! Aqui é tão especial que se o mundo não se unir contra Pelotas, ela vai ser a cidade mais importante do RS, quisá do Brasil!