quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Um mundo melhor é possível... hihihi


Um amigo pediu para eu ser mais calmo nos meus comentários, e como esse pedido foi de um amigo muito inteligente, e respeito o que ele pensa e diz (aconselho vocês a acompanhar o que ele escreve no http://leonardotissot.blogspot.com/, pois com certeza ganham mais do que lendo as minhas poucas e porcas linhas), nem que seja por hoje, aproveitando que os folguedos de Momo estão chegando, serei mais ameno.
Bem, primeiro pensar num tema mais ameno e que não me incomode muito... difícil, mas vou falar sobre uma redescoberta minha, e que tem feito muito bem para o meu espírito.
Pois bem, vasculhando os meus discos de vinil, que continuo comprando em sebos, olhei com carinho para o primeiro disco do Velvet Undergound (The Velvet Undergound and Nico de 1966) e com grande saudosismo comecei a escutá-lo. E te digo, escutar Velvet com 17 anos é uma coisa maravilhosa, na real... muda a vida da gente, mas escutar hoje em dia, com meus 38 anos, bem ou mal vividos é detalhe, é algo transformador. A sonoridade calma, mas ao mesmo tempo ruidosa embalam uma poesia crua que fala sobre sadomasoquismo, pornografia, drogas e a vida nas ruas de Nova Iorque.
Lou Reed (voz e guitarra) e John Cale (baixo, piano e cello) que eram as cabeças do VU, estavam anos luz à frente de seu tempo, e escutando o disco atualmente, continuo achando que eles estão.
Para quem não está a fim de curtir o carnaval globeleza é uma ótima pedida. Experimenta, escuta esse disco deitado no chão, olhando para o teto do apartamento e tu vais ver que o lado hardcore da vida também é bonito. Se tu é um desinformado, um alienado e não conheces o VU, com certeza tu não sabes viver... então tá na hora de começar!
Recomendo para quem gosta de vinho tinto (aos litros, até no verão), sexo (muito sexo) e jaquetas de couro.
Outra coisa: ouça Jesus & Mary Chain (o quê?! não conhece o Jesus também... ah meu filho, te mata que tu és um caso perdido), pois mais do que nenhum outro, essa banda é filha do VU.