terça-feira, 9 de agosto de 2016

um trabalho, um tatu e um gorgurão

Pra quem não sabe, além desta vida pacata de cineasta, publicitário, roteirista, tenho uma vida empolgante como justiceiro, vigilante do crime, dublê de baixista e mercenário.

E é neste lado mais... agitado, digamos assim, que me envolvo em aventuras empolgantes pelos quatro cantos do mundo.

Como da vez que fui contratado para explodir uma boate de lambada-sertaneja criada por um franco-brasileiro em Orã na Argélia.

Eu já comecei a desconfiar que a coisa toda não ia dar certo quando sentei na minha poltrona do avião e vi que o passageiro de um lado era um tatu amestrado que se chamava Adoniran e do outro um rapaz com uma camiseta com o desenho "Carnaval é no Pelourinho! 1997, Brasil."

Lembrete mental: exigir primeira classe ao viajar.

A viagem até que que foi tranquila, tiranto o fato de uma criança começar a chorar na saída do Rio de Janeiro e ter parado só quando convidei o pai do menino a conhecer o lado de fora da aeronave.

Outra coisa que me incomodou um pouco foi o fato das comissárias de bordo não pararem de gritar, o que é muito chato, afinal eu nem ia cortar todos os dedos do turista da Bahia quando ele começou a ouvir Araketu.

Tá... mas vamos ao que interessa: em Orã foi tudo muito tranquilo. Como havia programado, consegui explodir a boate sem machucar nenhum cliente. O que foi bem fácil, já que explodi tudo ao meio-dia de uma segunda-feira.

O dano colateral foi que acabei explodindo um circo cheio de palhaços albinos birmaneses que ficava no terreno ao lado. Mas tudo bem, eu nem gosto de palhaços mesmo (aquela pintura me assusta).

E aí vem o lado bom do meu trabalho. Pagamentos recebidos fui comer um gorgurão assado, que é um peixe delicioso e prato exótico no norte da África.

Pra teres uma ideia, no passado, reis viajam meses pra comer um gorgurão com molho de damascos etruscos e mel de laranjeira.

E foi isto que fiz, me sentei no restaurante que fica na beira da praia e me fartei com um gorgurão feito no molho de maçã verde com pimenta de biquinho.

Nada como ser um bom profissional para aproveitar as coisas boas da vida.